o que é hidromel?

O que é Hidromel?

O que é Hidromel?

Salve Boêmios! Hoje vamos falar de Hidromel – uma bebida que está se tornando extremamente popular no Brasil e que vem conquistando o paladar do povo, além de converter uma parcela considerável de consumidores em produtores devido ao simples processo de fabricação.

Se você é um jogador de RPG de carteirinha, fã de Vinking ou cultura nórdica, com certeza já ouviu falar dele. Segundo a história da mitologia nórdica, a sua fabricação é anterior à do vinho e a da cerveja! Além disso é representado como a bebida favorita dos deuses nórdicos e sagrada dos vikings. Muito apreciada desde a antiguidade, passando pela Grécia Antiga, Roma Antiga, Leste europeu, francos, eslavos, anglo-saxões, celtas, saxões, vikings etc. Entre os vikings era tão apreciada que a própria Mitologia Nórdica explicava seu surgimento e sua preciosidade. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.

Mas o que é Hidromel?

Hidromel é basicamente uma bebida feita a partir fermentação natural de uma mistura de mel e água. Essa combinação pura e simples é conhecida no Brasil como hidromel tradicional. Obviamente existem diversos estilos e classificações da bebida, podendo adicionar inúmeros adjuntos em sua fabricação, tais como como frutas, especiarias, ervas, flores, grãos, etc.

Eu já provei Hidromel tradicional, nos estilos Seco e Doce. O sabor é único. Uma bebida bem diferente. Para o meu paladar, o seco foi melhor. Achei o estilo Doce melhor como aperitivo, mas para um jantar ou simples combinação Bebida+Petisco+Amigos, o Seco cai muito bem.

 

Hidromel e seus estilos

Como disse acima, existem diversos tipos de Hidromel. A imagem abaixo, feita pela Groennfell Meadery, representa bem essa diversidade:

A imagem com alta resolução pode ser baixada clicando aqui.

Fazendo um livre resumo do guia de estilos da BJCP (BJCP Mead Style Guidelines 2015), podemos classificar os estilos da seguinte maneira:

Hidromel tradicional

  • Seco;
  • Semidoce;
  • Doce.

Hidromel com frutas

  • Cyser (Maçã ou suco de maçã);
  • Pyment (Uva ou suco de uva);
  • Berry (Frutas de bagas: Framboesa, amora, morango, etc);
  • Stone Fruit (Frutas com caroço: Ameixa, pêssego, cereja, etc);
  • Melomel (Demais frutas).

Hidromel com especiarias

  • Hidromel com frutas e especiarias;
  • Hidromel com especiarias, ervas ou vegetais. (Também chamado de Metheglyn).

Especialidades

  • Braggot (Hidromel com malte/grãos maltados);
  • Hidromeles Históricos (Tej etíope, hidromeles polacos etc);
  • Hidromeles experimentais.

 

Onde comprar Hidromel

Até a publicação dessa matéria, nunca achei Hidromel industrializados para vender em lojas físicas. Porém o produto é facilmente encontrado em lojas online – as garrafas costumam custar em média R$ 40,00 cada, e vale cada centavo! Para quem quiser provar a bebida feita artesanalmente, é só procurar no Mercado Livre por exemplo. No Rio de Janeiro você pode encontrar uma versão bem simples Hidromel no Vikings Bar ( Link: http://vikingsbr.com/).

 

Hidromel é uma bebida exótica, que vale a pena experimentar, mesmo que seja por curiosidade, porém é muito provável que você se apaixone por ela.

 

– Quem os Deuses Nórdicos te protejam de um coma alcoólico.

 

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Rodrigo Ramos

Arquiteto de Nuvem, empresário a frente do cooperati.com.br e barman por puro hobby, deve ser o menos boêmio dos Boêmios, mas a boemia não o deixa nunca. Esta aqui para apresentar, degustar e ensinar como fazer os mais variados drinks que existem (coitado do seu fígado).


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This