tipos de whisky

Tipos de Whisky

Salve massa boêmia!!tipos de whisky

Quem não gosta de um bom e velho Whisky em um fim de tarde, copo tipo “on the rocks”, guardanapo em baixo, duas pedras de gelo dentro e de quebra um charuto para acompanhar, sentado na varanda na beira da piscina? Ou ainda o famoso combo ostentação com uma garrafa de Red cercada de algum energético para animar a balada?

São muitas as formas em que uma garrafa de Whisky cai bem. Símbolo de status e elegância a bebida conquista diversas classes e gerações, sendo uma das mais populares entre os destilados, e por isso existem diversas marcas diferentes, classificações e tipos de Whisky distintas, tornando cada um uma experiência única.
Vamos começar a entender melhor:

 

Tipos de Whisky

 

Segundo os padrões escoceses, temos 4 tipos de Whisky:

1. Pure Malt

É produzido exclusivamente a partir de cevada maltada, não necessariamente de uma mesma destilação. O sabor é forte e de grande personalidade. Dependendo da região de produção, ele pode ter um sabor frutado, com tendência a frutas vermelhas. Este tipo de Whisky é bem mais caro que outros tipos, justamente por sua pureza, que o aproxima dos originalmente produzidos. Muitos apreciadores confundiam o Pure Malt com o Single Malt na hora da compra. Por este motivo, o Pure Malt também é chamado de Vatted, visando diferenciar na hora da compra por apreciadores menos experientes. Um Whisky é considerado Puro Malte quanto é utilizado em sua composição até 4 single maltes. Um dos representantes desta classe de Whisky é o Jhonny Walker Green Label, com maltes envelhecidos por 15 anos, no mínimo.

 

Conheça as Cervejas Puro Malte >>> CLIQUE AQUI !!!

 

2. Single Malt

O Whisky do tipo Single Malt possui quase as mesmas características do Pure Malt, diferenciando-se na origem da destilação, ou seja, um ‘single” possui apenas um malte, de uma única destilação. Ele é ainda mais forte que o Puro Malte e está na mesma faixa de preço. Um representante de peso desta categoria é GlenFiddich Single Malt 12 anos. Um Whisky forte com sabor agradável em seu final.

tipos de whisky

 

3. Blended

É o tipo de Scotch mais consumido no mundo, por ser mais suave, produzido com base na mistura de single malts e Whiskies de gãos (milho e arroz). Geralmente são usados mais de 40 tipos de maltes para a produção de um blended, e as fórmulas são sempre um grande segredo, visando garantir o mesmo aroma e coloração característica da destilaria. Ele tem um valor de mercado bem abaixo, quando comparado ao single e ao pure malt. Outra característica é que ele pode ser consumido puro, gelado ou misturado com outras bebidas tipo água, gin, soda etc.

O tempo de maturação do Whisky tipo blended é de no mínimo 8 anos, mas existem alguns que são engarrafados a partir de 3 anos, porém são considerados como 8 anos para efeito de precificação. Quanto mais tempo o Whisky fique envelhecendo no barril de carvalho, mas encorpado será seu sabor. Logo, podemos destacar os 12 anos, 18 anos e 24 anos como Whiskies de alta qualidade, mesmo sendo blendeds.

 

4. Grain Whisky

É um Whisky produzido a partir de destilados de grãos, principalmente milho, trigo e centeio. O processo de fabricação é mais simples e é muito difundido em outros países. Nos Estados Unidos é produzido o Straight Whiskey, feito à base de milho, também conhecido como Bourbon Whiskey, tendo como ilustre representante o Jack Daniels. Geralmente eles são produzidos em barris de carvalho novos, diferentemente dos escoceses que usam barris de carvalho usados anteriormente por vinho do porto, geralmente.

No Canadá, a mistura tem maior concentração de centeio, o que justifica a denominação de Whiskey Centeio.

Na Escócia existem poucas destilarias que produzem com base em grãos. Geralmente eles são produzidos para serem adicionados na produção de blendeds para suavisar o sabor.

 

tipos de whisky

 

 

Classificação do Whisky

 

Existe uma classificação extra-oficial dos destilados no mundo, além dos tipos já comentados. Vale a pena conferir:

 

Scotch

Whisky genuinamente produzido na Escócia, e que domina praticamente o mercado mundial. Dentre os scotches mais apreciados estão os do tipo blended.

 

Bourbon Whiskey

Whiskey produzido nos Estados Unidos, feito à base de milho (entre 60% e 80% de milho. O restante pode ser cevada ou trigo). Outro detalhe que o diferencia no sabor é que a água existente na região das destilarias é muito calcária, diferente da escocesa que sofre influência da turfa dos pântanos dos lagos.

 

Tenessee Whiskey

Whiskey produzido nos Estados Unidos, e tem pelo menos 51% de cereal na sua composição. Segundo os apreciadores, tem sabor parecido com o Bourbon.

 

Irish Whiskey

 

tipos de whisky

 

Este whiskey não é feito apenas de cevada maltada. Ele utiliza cevada não maltada e alguns grãos. Outro ponto que o diferencia do Scotch é que ele não utiliza a turfa para aquecimento da cevada. Utiliza o carvão, que não exerce influência no sabor do whiskey. O whiskey Jameson é um bom representante da Irlanda, muito conhecido no Brasil.

 


 

Conheça o ritual da Tequila >>> CLIQUE AQUI 

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Rodrigo Ramos

Arquiteto de Nuvem, empresário a frente do cooperati.com.br e barman por puro hobby, deve ser o menos boêmio dos Boêmios, mas a boemia não o deixa nunca. Esta aqui para apresentar, degustar e ensinar como fazer os mais variados drinks que existem (coitado do seu fígado).


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This