Single Barrel

Jack Daniel’s Single Barrel

A linha de uísques Single Barrel, da Jack Daniel’s, pode ser descrita como uma das mais complexas da marca, elaborada a partir do mais alto nível de seleção de bebidas.

Como o próprio nome já diz, apenas um em cada cem barris de carvalho é reservado para amadurecer no processo único de fabricação do uísque da Jack Daniel’s, onde se mescla as mudanças de temperatura drásticas para proporcionar cor e sabores já tão conhecidos entre os fãs do uísque.

O Jack Daniel’s Single Barrel é uma ótima mistura entre seus ingredientes naturais: milho, um pouco de centeio e de cevada maltada, que, depois de passar pelo processo de fermentação, é destilado em destiladores de cobre.

Mas, você sabe porque o Single Barrel é assim tão especial? Confira mais detalhes sobre seu processo de fabricação e entenda o porquê.

Filtragem e maturação

A princípio, o processo de fabricação do Single Barrel é similar aos demais.

Após os ingredientes serem fermentados em destiladores de cobre, a mistura passa por um filtro de carvão vegetal, também chamado de maple tree, de cerca de três metros de profundidade. Em Lynchburg, no Teneesse, local onde está instalada a destilaria, esse processo é conhecido como charcoal mellowing. A marca explica que este procedimento é responsável por filtrar as impurezas e minimizar o sabor acentuada dos grãos.

Depois de ser filtrado, o destilado é armazenado em barris de carvalho americano. Ao contrário do que ocorre com a fabricação de uísques escoceses, por exemplo, estes barris são virgens, ou seja, ainda não foram usados para envelhecer qualquer tipo de bebida.

O tempo de maturação não pode ser medido, pois o que vale para a Daniel’s é o sabor final. Mas, é depois de maturado que ocorre a grande mágica que diferencia o Single Barrel dos demais Jack Daniel’s.

Single Barrel – Um barril e um único sabor

O nome Single Barrel significa que cada garrafa vem de um único barril. Segundo a destilaria, isso faz com que as garrafas originadas de barris distintos tenham características levemente distintas e sutis, herdadas do barril em que ficou armazenada.

É tradição que a Jack Daniel’s reserve apenas os melhores barris para receberem o rótulo de Jack Daniel’s Single Barrrel. Para que você tenha ideia de como a seleção é rigorosa, apenas um entre cem barris é escolhido, em média.

Outro ponto que merece destaque é que o Single Barrel é diluído somente até atingir 46% de graduação alcoólica, ou seja, 6% a mais do que o tradicional uísque da marca. Os aromas marcantes, assim como o sabor incomparável de suas versões mais clássicas permanecem na degustação do uísque.

Entretanto, o Single Barrel apresenta um final com um gosto mais longo, um toque de madeira queimada e, para fechar com chave de ouro, o sabor de baunilha emprestado pelos barris que, até então, eram intocados.

Além do Single Barrel, do Gentleman Jack, do famoso Jack Daniel’s Old No. 7 e do Tennessee Honey, a marca ainda apresenta com frequência edições limitadas para ocasiões especiais.

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Rodrigo Ramos

Arquiteto de Nuvem, empresário a frente do cooperati.com.br e barman por puro hobby, deve ser o menos boêmio dos Boêmios, mas a boemia não o deixa nunca. Esta aqui para apresentar, degustar e ensinar como fazer os mais variados drinks que existem (coitado do seu fígado).


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This