Warning: include_once(/home/content/a2pewpnas01_data02/05/3979005/html/wp-content/plugins/wp-super-cachewp-cache-phase1.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/cooper78/public_html/osboemios.com.br/wp-content/advanced-cache.php on line 14

Warning: include_once(): Failed opening '/home/content/a2pewpnas01_data02/05/3979005/html/wp-content/plugins/wp-super-cachewp-cache-phase1.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/php71/pear') in /home/cooper78/public_html/osboemios.com.br/wp-content/advanced-cache.php on line 14
Lei seca - Saiba como tudo começou :-/ | Os Boêmios Lei seca - Saiba como tudo começou :-/ | Os Boêmios
lei seca

Lei seca – Saiba como tudo começou :-/

O dia 16 de janeiro de 1920 deve ter sido um dia muito triste para os americanos, amantes de coquetéis – Neste dia, se instituiu a Lei Seca.

A 18ª emenda á constituição dos Estados Unidos, também conhecida como “Ato Nacional de Proibição”, declarou que a fabricação, venda ou transporte de bebidas alcoólicas era ilegal”.

Todavia, ela marcou o início de uma nova era de glamour e novidades nos coquetéis.

leiseca

O público não desistiria de beber assim, tão facilmente, e como não havia mais bares ou clubes onde os amigos pudessem se reunir para um trago, surgiram os bares clandestinos.

images

Com a Lei Seca, surgiram os “speakeasies

Os “speakeasies” (speak easily) eram assim chamados porque neles os clientes podiam falar sobre bebidas alcoólicas à vontade, sem medo das autoridades. Eles se disseminaram por todo o país, chegando a centenas de milhares de estabelecimentos.

Esses speakeasies eram ilegais por definição e praticamente todos eram dirigidos por gângsteres, que recebiam bebidas alcoólicas contrabandeadas do Canadá, México e Caribe, e também as produziam em alambiques caseiros para a venda ao público.

images

Saiba tudo sobre o Godfather e seja o Poderoso Chefão >>> CLIQUE AQUI !!!

images

O governo federal simplesmente não conseguia controlar as enormes fronteiras do país, nem fechar cada clube ilegal que surgia. Por volta de 1925, havia cerca de 100 mil speakeasies somente em Nova York.

Em Chicago o mafioso AI Capone construiu um império do crime com base nos seus 10.000 speakeasies na cidade e gerenciando o contrabando de bebidas do Canadá até a Flórida.

 

Esses speakeasies eram locais onde um homem podia tomar um drinque, mas eles conquistaram o público mais pelo glamour e pela sensação aventureira de estar infringindo a lei, decorrente da própria Lei Seca.

Beber num desses bares clandestinos significava absorver um pouco da mística mafiosa e, na sua maioria, as pessoas não se restringiam a uma garrafa de cerveja, uma taça de vinho e nem mesmo a um gole de uísque. Já que iam desrespeitar a lei, precisavam fazê-lo em grande estilo — pedindo um coquetel!

images

Tudo o que você precisa saber sobre Coqueteleiras e Coadores >>> CLIQUE AQUI !!!

images

Era a época dos “Roaring Twenties” (a fúria dos anos vinte) e, apesar da Lei Seca, os coquetéis nunca foram tão populares.

O Sidecar — uma mistura de conhaque, Cointreau e suco de limão — tornou-se a bebida símbolo da época, junto com o Whiskey Old Fashioned. Para os clientes mais endinheirados, o French 75, feito de gim London e champanhe francês, que recebeu o nome de uma peça de artilharia da Primeira Guerra Mundial, um coquetel obrigatório para um cavalheiro da classe alta.

 

A popularidade dos coquetéis durante a Lei Seca em parte foi favorecida pelo glamour que conferia ao bebedor, mas também foi incentivada pela necessidade um coquetel bem misturado disfarçava a qualidade “longe de ser perfeita” de algumas bebidas contrabandeadas ou produzidas pelos gângsteres.

lei-seca

No início da década de 1930, o governo americano finalmente desistiu. A Lei Seca não havia impedido o consumo de álcool, criou uma cultura totalmente nova, bem como permitiu o surgimento de um mercado negro lucrativo para mafiosos como AI Capone.

Em 1933, a 18ª Emenda foi oficialmente revogada e os coquetéis tornaram-se de novo tanto chiques quanto legais.

images


Curtiu? Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções:

O que achou do post?


Avatar for Rodrigo Ramos

Arquiteto de Nuvem, empresário a frente do cooperati.com.br e barman por puro hobby, deve ser o menos boêmio dos Boêmios, mas a boemia não o deixa nunca. Esta aqui para apresentar, degustar e ensinar como fazer os mais variados drinks que existem (coitado do seu fígado).


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This