Caipirinha – Oficialmente a bebida típica do Brasil

Nenhum outro drink é mais emblemático do que a famosa caipirinha. Ela merece abrir nosso site por ser a cara da noite carioca. Não existe drink mais brasileiro que a caipirinha!

E como bom boêmio, não quero perder essa jogada e vou me sair bem no desafio do Mestre. A caipirinha foi muito bem selecionada para refrescar a galera que estava cheia de fome e babando pelo hambúrguer do nosso amigo Leozito, além de ter combinado muito bem com a linguiça toscana, dando um toque todo especial na preparação do paladar para degustação que estava por vir. Agora vamos conhecer um pouco sobre a caipirinha:

Conta a história que a caipirinha foi criada em São Paulo na cidade de Piracicaba e inicialmente era um remédio feito a base de limão, alho e mel, usado para curar a gripe espanhola. Era comum na época utilizar um pouco de álcool para acelerar o efeito do medicamento, ai já viu, um belo dia um “ser iluminado” com uma dispensa precária e uma criatividade divina, deve ter chegado em casa, já meio baleado, achando que estava com gripe espanhola. Quis fazer o tal remédio, mas não tinha alho, mel ou álcool. A falta de alho o cara até comemora por não gostar mesmo. Mas daí, o sujeito olha em volta e vê uma garrafa de cachaça braba, um pote de açúcar e…….. Os anjos cantam no céu…… nasce a caipirinha!!!

anjos

Não encontrei nenhuma estatística oficial sobre o consumo, mas pela fama da bebida podemos arriscar dizer que é o drink mais consumido do Brasil, não há um boêmio que não tenho ouvido falar ou provado ao menos uma vez a nossa famosa caipirinha. E de tão famosa que é, tornou-se oficialmente a bebida típica do Brasil em 2003 através de um decreto do nosso estimado ex-Presidente da República Luiz Inácio “Lula” da Silva, aquele que nunca vamos saber se está dando um “Joinha” ou fazendo “hang loose”.

lulaPiadas a parte, o decreto também foi responsável por regulamentação da nossa bebida símbolo, com isso acabou a bagunça, para se chamar caipirinha tem que seguir o decreto:

§ 5° A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.

Lei para cá, decreto para lá, mas o queremos mesmo é saber como fazer uma excelente caipirinha e degustá-la com muito prazer.

Ingredientes

  • 50 ml de cachaça branca
  • 1 limão
  • 3 à 4 colheres pequenas de açúcar
  • Gelo picado

Modo de preparo

  • Corte as pontas do limão e depois corte em pedaços pequenos removendo o meio.
  • Esmague cuidadosamente o limão na coqueteleira com o açúcar (não precisa de muita força só o suficiente para o suco);
  • Acrescente a cachaça e o gelo e agite na coqueteleira;
  • Sirva o conteúdo todo em um copo Double Old-Fashioned (vulgo copo de caipirinha).

Caipirinhaboa

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Rodrigo Ramos

Arquiteto de Nuvem, empresário a frente do cooperati.com.br e barman por puro hobby, deve ser o menos boêmio dos Boêmios, mas a boemia não o deixa nunca. Esta aqui para apresentar, degustar e ensinar como fazer os mais variados drinks que existem (coitado do seu fígado).


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This