A Carne e seus “pontos”

“Para obter uma carne lindamente macia e suculenta, é preciso criar uma crosta em torno do filé, que protegerá o interior de pingar ou aquecer demais”

 

E é com está afirmação que eu irei falar um pouco dos pontos da carne, desdo Bleu até o Bem Passado; A grande verdade é que Mundialmente só existem 4 pontos de carne: Bleu, Mal Passada, Ao Ponto e Bem Passada

 

bleu

-Bleu: Mais tradicionalmente conhecida como Selada, ela tem sua superfície cozida e seu interior levemente aquecido, é o ponto preferido dos amantes de carnes vermelhas, sua estrutura interior é totalmente mantida, é o ponto mais macio da carne; Sua temperatura não deve passar de 50ºc.

 

malpassada

Mal Passada: A carne “Mal Passada” está um ponto acima do Bleu, sua superfície fica bem grelhada e seu miolo ainda consegue manter a estrutura original, mantendo grande parte do seu suco e o vermelho vivo; O tempo da sua cocção varia entre 2 a 3 minutos de cada lado; Sua temperatura deve atingir em torno de 52 a 55ºc.

 

aoponto

Ao Ponto: A tradicional, quando você vai no restaurante e o garçom não te pergunta nada, você também não se manifesta sobre o ponto da carne, pode esperar que ela virá “Ao Ponto”; Essa trata-se de uma carne com a superfície linda, com uma cor caramelizada, seu interior ainda é levemente rosado, toda a sua estrutura já foi modificada, uma carne mais firme. Sua temperatura varia entre 60 a 65ºc.

 

bempassada

-Bem Passada: Me desculpem quem gosta… mas você não sabe o que está perdendo comendo esse pedaço de carne tostado hehehehe; Sua superfície estará torrada, seu interior opaco, sem vida, todo o suco da carne já se foi :-P, você perdeu aproximadamente 10 minutos esperando por essa carne ressecada e dura… agora só lhe resta saber que nunca pode deixar o interior dela chegar a 70ºc.

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!


Tagged: , ,


Avatar for Leonardo Vieira

Vulgo Chef Leozito, é formado em Gastronomia. Já cozinhou até para o Presidente Obama, em sua visita ao Brasil, e em outra ocasião para mais de 50 chefes de estados. Possui uma Hamburgueria na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Caverna Burger, e comanda o Canal no Youtube: Chef Leozito e Cia.


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This