umidor

Conservando seus charutos #2 – Mantendo uma caixa umidora

O investimento em uma caixa umidora não é uma besteira. Se você curte charutos caros, nada mais justo que mantenha-os conservados para proteger seu investimento. Entretanto, existem muitas caixas bonitas que não são tão efetivas e diversos quesitos devem ser observados antes da compra.


O primeiro passo é decidir o tamanho da caixa. Depois, verifique o acabamento interno, a calibragem do aparelho e a simetria das emendas na madeira. A tampa deve encaixar-se numa saliência antes de tocar a borda da caixa. Este encaixe permite que o ar circule de dentro para fora e qualquer excesso nestas frestas “naturais” acaba por prejudicar este processo. Outro ponto importante é o dispositivo interno. A simplicidade do dispositivo não significa má qualidade.

Umidificadores são bem simples de se manusear. Basicamente você precisa adicionar água destilada ao efusor e manter sempre a tampa fechada, como a porta da geladeira que sua mãe sempre mandava você fechar mesmo enquanto você ainda estava escolhendo alguma coisa. Recomenda-se a água destilada para que os minerais não se prendam no efusor, dificultando a capacidade de rotacionar a umidade. Além disso existem produtos próprios para melhorarem o desempenho deste dispositivo.
Mantenha sempre a caixa do dispositivo em local fresco e arejado e nunca o exponha a temperaturas extremas, deixando-a longe do sol e de ar condicionados.

Mantendo sua caixa umidora

O aficionado e um dos principais produtores de caixas umidoras no Brasil, Samuel de Almeida, fala sobre a importância do tratamento sobre o produto. Ele ressalta ser imprescindível a primeira limpeza no material, fazendo uma hidratação na madeira interna usando espuma ou pano umedecido em água destilada. Depois, deve-se tomar o hábito de embeber o efusor 2 ou 3 vezes por mês, sempre observando a umidade que deve ficar entre 70% e 75%.

Samuel iniciou suas atividades há 18 anos, quando viu no mercado Brasileiro um solo fértil para produção de peças que oferecem uma alternativa de qualidade e livre de encargos frente aos produtos internacionais. Suas caixas utilizam madeira cedro e contam com acabamento cuidadoso, resultando num produto de bom gosto e digno de destaque na sua sala ou escritório.

Avaliei durante 15 dias uma caixa para 25 a 40 charutos com acabamento em estilo couro trançado, conforme as imagens abaixo. Nela armazenei por volta de 40 charutos robustos oriundos de Punta Cana, que recebi do meu amigo Victor Barrot da Found Trip. Aqueles exemplares mereciam um certo tratamento em razão das mudanças climáticas que passaram durante todo o trajeto. Para minha surpresa já pude evidenciar algumas melhoras na textura e no brilho da capa, notando que a umidade indicada no relógio se manteve durante este tempo. Esta caixa pode ser encontrada hoje por R$ 149,00 clicando aqui.

Por fim, o valor da sua caixa umidora depende do valor dos seus charutos. Obviamente uma caixa barata de cedro sem aparelhos internos é bem melhor do que deixar seus charutos ao relento, mas se quer beleza e qualidade escolha com cuidado. Conforme aumentar o seu investimento neste hobby, considere o armazenamento como a segunda etapa no aperfeiçoamento da degustação. A partir do momento em que melhores charutos entram na nossa coleção, precisamos cuidar deles com carinho para que valham cada centavo do valor investido.

Veja a série CHARUTOS E MOMENTOS #1 >>> CLIQUE AQUI !!!


Receba novidades por e-mail e evite ser pego pelo chefe!

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Denis Neto

Amante das baforadas mais encorpadas há mais de 15 anos, Denis Neto também é designer, marqueteiro, ilustrador e empresário que está à frente da Boxis. Defensor dos modos mais loucos e simples da degustação, caga e anda para muitas das etiquetas e formalidades que envolvem o tão requintado rito de fumar um bom (ou ruim) charuto.


  • Pingback: Os Boêmios / Charutos no Nascimento dos nossos Filhos - Os Boêmios()

  • Pingback: Conservando seus charutos #1 - Os Boêmios()

  • Gil

    Prezados amigos apreciadores de charuto.

    Boa tarde, por questões médicas, fui obrigado a parar de fumar charutos. Possuo duas caixas do tipo “humidores”, sendo uma feita a mão, para cerca de 100 unidades, com trabalho em marchetaria. A outra é do tipo “para viagem”, portátil, da marca italiana SAVINELLI, em madeira revestida em couro na cor preta, para cerca de 10 charutos. Se alguém tiver interesse em conhecê-las e, eventualmente, adquiri-las, por favor entre em contato. Obrigado.

Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This