Qual seu Tipo de Cerveja favorito? Descubra!

É muito comum as pessoas confundirem Tipo de Cerveja com Estilo de Cerveja. Aqui nos Boêmios você vai aprender quais as diferenças entre elas e finalmente aprender a pedir a Cerveja certa… a mais gostosa… a que mais agrada seu paladar!

 

Existem os mais diversos estilos de Cerveja, variando de acordo com teor alcoólico, ingredientes, sabor, cor, origem entre outros, mas antes disso, é preciso entender como são classificadas as Cervejas.

 

Tipo de Cerveja:
As Cervejas são divididas em 3 Tipos: Tipo Lager, Tipo Ale e Tipo Lambic.  E cada tipo, é dividido em vários estilos.
A diferenciação dos Tipos de Cerveja se dá basicamente pelo tipo de fermentação. Quer dizer… Estamos falando aqui de alta fermentação, baixa fermentação ou fermentação espontânea.

 

Tipo Lager:
É o Tipo de Cerveja de baixa fermentação, com baixo teor alcoólico (entre 4 e 5% em média) e produzidas em temperaturas baixas (cerca de 6 à 12ºC).

Os Boêmios - Tipo de Cerveja 02

As Cervejas do Tipo Lager são as mais consumidas no mundo, responsáveis pela maior parte das vendas de Cerveja do Brasil. No nosso país, os tipos Lager são geralmente mais claras e leves, típicas para ser consumidas no clima tropical. Porém na Europa, as Lagers geralmente são mais amargas e encorpadas.
No Tipo de Cerveja Lager, temos como os estilos mais conhecidos: Pilsen, American Lager, Premium, Munchner Dunkel, Malzbier, Schwarzbier, Viena e Bock.

 

Tipo Ale:
É o Tipo de Cerveja de alta fermentação, produzidas em temperaturas mais altas (cerca de 15 e 24ºC). As Ales são umas das Cervejas mais antiga do mundo… Já estavam disponíveis em meados do século XIX.

Os Boêmios - Tipo de Cerveja 05

Diferentemente das Cervejas tipo Lager, as Cervejas tipo Ale possuem teor alcoolico geralmente mais alto, podendo chegar a 70% de álcool (Cerveja mais poderosa do mundo – Koelschip Mystery os Beer).

Os estilos mais conhecidos das Cervejas Ale são: English Pale Ale, IPA, Red Ale, Altbier, Weissbier, Porter, Stout e Belgian Strong Ales.

 

Tipo Lambic:

Levando em consideração que os Tipos de Cervejas são diferenciados pelo tipo de fermentação, temos também um terceiro Tipo de Cerveja: O Lambic, que é produzida por fermentação espontânea. É o Tipo de Cerveja mais antigo do mundo.  Mesmo assim, alguns especialistas consideram a Lambic como um estilo do Tipo de Cerveja Ale, por serem feitas de trigo.

Os Boêmios - Tipo de Cerveja 04

As Lambic tem uma quantidade de aromas bem diversificados… Indo do frutado ao cítrico. Possui esse nome por serem originárias da região de Leembek, na Bélgica, onde somente nessa região são encontradas as leveduras adicionadas ao mosto que são responsáveis pela fermentação natural, o motivo de serem o Tipo de Cerveja de mais alto custo.

No Tipo de Cerveja Lambic, temos como os estilos mais conhecidos: Lambic-Fruit, Gueuze e Faro.

Agora que você já entendeu como são classificadas e os Tipos de Cervejas existentes, continue acompanhando Os Boêmios e descubra nos próximos post sobre Cerveja, dentro do seu tipo preferido de Cerveja, quais os estilos de Cerveja combinam mais com você!

 


Fontes:

BrejasMestre Cervejeiro.comPapo de BarClube do MalteAcervo da Cerva.

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Natasha Rosa

Química Industrial, com anos de experiência em Qualidade na produção de Cerveja e Gerente de Projetos é uma amante da cerva, birra, bujeca, jola, loira, buja, surbia, breja, canjibrina, daquela gelada... e de samba como uma boa boêmia carioca! Artigo: A Química da Cerveja http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_2/05-QS-155-12.pdf


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This