Pilsen que é pilsen é Puro Malte!

O malte de cevada é o ingrediente mais importante na produção de Cerveja. Mas vocês sabiam que nem toda cerveja possui somente malte de cevada em sua composição? Falemos um pouco sobre as Puro Maltes!

Mas antes de falar de coisa boa, falemos de coisas mais ou menos… Os adjuntos que aparecem nas milhares de fórmulas de Cerveja. Isto é, aqueles ingredientes alternativos ao malte que são utilizados com diversos objetivos, de acordo com o estilo da cerveja.

A maioria das Cervejas produzidas pelas grandes cervejarias no Brasil contém cereais não maltados, como o milho e o arroz, em até 45% do total dos seus ingredientes. O objetivo é produzir cervejas extremamente leves, claras, com mínimo sabor de malte e amargor, conforme padrão do estilo, que tecnicamente é chamado de standard lager. Além dessas características, o uso dos adjuntos torna a cerveja mais barata, o que permite maior “competitividade” no mercado.

Já falamos aqui nos boêmios sobre a Reinheitsgebot, lembram? Água, lúpulo, malte e fermento. Esta Lei, por preservar estes ingredientes básicos, é sinônimo de Puro Malte.

formula

A Heineken é um bom exemplo de cerveja puro malte produzida em larga escala no país. Por outro lado, a Stella Artois inclui um percentual de milho entre seus ingredientes. A Kaiser Bock é exemplo de cerveja puro malte de outro estilo.

 

Bem… mas o negócio aqui é a sugestão de uma boa Pilsen para acompanhar o ovo colorido de botequim!

*Pilsener é um tipo de cerveja de baixa fermentação fabricada com maltes especiais e produzido na cidade de Pilsen (Plzeň), situada na região da Boêmia (casa maior dos Boêmios!), na atual República Checa. É chamada pilsener, pils ou pílsen conforme a língua do país onde é produzida.

Vamos de Sul Americana. Uma cerveja de baixa fermentação, bem refrescante…

download

Se vale a história: Em janeiro de 1880, D. Pedro II desce do seu palácio de verão, na Região Serrana, para visitar uma recém inaugurada cervejaria montada no Rio de Janeiro por imigrantes alemães que empregavam sua experiência na produção de cervejas de qualidade impar. D. Pedro II, grande incentivador da indústria cervejeira, é convidado a abrir e apreciar a primeira garrafa da cerveja Sul Americana. A partir desse dia, a Sul Americana tornou-se a preferida do imperador, ganhando o apelido: “A Princesinha das Cervejas”.

Bem dourada, forma um bom colarinho no início, mas que não é tão persistente. É carbonatada (ainda assim menos que as de mercado, o que vi com bons olhos), apresentando um excelente equilíbrio entre o puro malte de cevada e o aroma dos lúpulos especiais, trazendo um final amargo, porém leve e equilibrado.

É uma ótima opção frente às lagers de massa que encontramos por aí… o custo benefício é muito bom. E pela drinkability, dá pra tomar várias 😀

Combina muito bem com petiscos em geral, escolha certa para um ovinho colorido!

 

Fontes:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/gastronomia/noticia/2014/01/saiba-tudo-sobre-as-cervejas-puro-malte-4405744.html

http://www.hominilupulo.com.br/cultura/cerveja-puro-malte-lei-de-pureza-alema/

http://rafagallas-minhacolecaodelatas.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-uma-cerveja-puro-malte.html

http://www.lokobeer.com/group/sul-americana

http://monicheascervejas.blogspot.com.br/2011/11/cerveja-sul-americana-conhece.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilsner

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Thiago Marques

Engenheiro de Produção, consultor de Projetos e Processos, músico do choro e do samba no grupo Bença Vó e a frente da ONG PORQUENAORIO. No mais, é apaixonado por cultura, principalmente em Cultura Cervejeira. É um agregador de boas pessoas; um boêmio por natureza.


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This