IPA – India Pale Ale – Cerveja da Índia???

A India Pale Ale – IPA é um dos estilos das cervejas de alta fermentação mais apreciados e consagrados no mundo. Além disso, possui uma história rica e curiosa.

Originária do século XVIII, a IPA era fabricada especialmente para os oficiais do Exército britânico residentes na Índia, então colônia inglesa. O governador britânico das Índias era detentor do título de vice-rei do continente e ansiava pela chegada da Cerveja vinda da metrópole, uma vez que a água indiana não era lá muito confiável e o chá… é chá  😛

*Mas faz sentido: o chá é quente, a temperatura era tropical, não casa! Desce uma Cerva pelo amor de Brama, Xiva e Vixnu!

 

Os boêmios - IPA 3

 

Vale citar que o tradicional estilo de Cerveja inglesa é a Pela Ale.

 

VEJA: English Pale Ale

 

Porém, nem tudo foi lúpulo, digo flores, desde o início, para quem estava na Índia. Com grande frequência a Cerveja recebida da Inglaterra estava em mau estado, deteriorada devido aos porões úmidos dos navios e as longas travessias do Atlântico pelo Equador e contornando o cabo da Boa Esperança no extremo sul da África (chamado de cabo das Tormentas na época).

 

Com esse problemão nas mãos, uma solução. Advinha qual insumo da Cerveja tem atributos antibióticos e conservantes? Tudo virou flores… Lúpulo na Cerveja!

 

Os boêmios - IPA 5

 

A principal característica da IPA é ser bem alcoólica, densa e, principalmente, lupulada.

Isto é, não com esse objetivo, deram MUITO aroma e sabor a Cerveja, caracterizando o estilo IPA – A India Pale Ale que hoje, graças ao desejo dos ingleses de beber cerveja na Índia, podemos beber em nossas casas.

 

Apresento uma boa Cerveja do estilo IPA: A Colorado Indica, da cervejaria Colorado.

 

Com custo médio de R$15 nos supermercados, um bom custo x benefício, essa IPA bem premiada e reconhecida é elaborada artesanalmente com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura.

 

Os boêmios - IPA 1

 

Fiz a seguinte crítica em uma degustação em outubro de 2012: “Essa linda IPA nacional é seca, refrescante, forte, doce e cítrica. Dois pontos marcantes: O amargor e o retrogosto. Senti notas de laranja ou tangerina, um cítrico intrigante de retrogosto, que logo some e deixa o paladar limpo. Muito equilibrada. Totalmente diferente de qualquer outra que eu já tenha degustado. Vale a prova, mas acho que as mulheres não apreciarão.”

 

VEJA: 5 pontos a observar na cerveja, aprenda a degustar!

 

Há subestilos da IPA, mas isso é papo para outrora…

 


 

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções:

 

E Lembre-se: cachaça não é água. Beba menos e beba melhor.

O que achou do post?


Avatar for Thiago Marques

Engenheiro de Produção, consultor de Projetos e Processos, músico do choro e do samba no grupo Bença Vó e a frente da ONG PORQUENAORIO. No mais, é apaixonado por cultura, principalmente em Cultura Cervejeira. É um agregador de boas pessoas; um boêmio por natureza.


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This