Heineken – A Cerveja da garrafa verde!

Totalmente cosmopolita. Adorada pelos jovens modernos e descolados. E uma inconfundível garrafa verde. A cerveja HEINEKEN, uma das mais consumidas do mundo, consolidou-se como uma marca global para aqueles que buscam qualidade, sabor, inovação, estilo e, principalmente, tradição, já que é produzida com a mesma fórmula há 140 anos.

 

A história da Heineken

Tudo começou em 1864 quando Gerard Adriaan Heineken, um jovem de 22 anos, comprou com a ajuda de sua mãe a pequena cervejaria De Hoolberg, a maior da cidade de Amsterdã, e que produzia uma cerveja vulgarmente conhecida como “cerveja do trabalhador”. Não era uma marca, mas um conceito, uma bebida feita para a massa… Mas, como o foco eram os cavalheiros holandeses, que tinham um poder aquisitivo muito maior, Heineken reformou a fábrica e a cervejaria entrou em operação 4 anos depois, em 1868.

Em busca de ingredientes de qualidade e das tecnologias mais recentes, Heineken percorreu a Europa. Na Alemanha, identificou uma revolução nos métodos de produção: Percebeu a importância da mudança de alta fermentação para baixa fermentação da cerveja e levou essa nova tecnologia para sua cervejaria em Amsterdã.

No dia 11 de janeiro de 1873 a cerveja HEINEKEN’S (que só perderia a apóstrofe e o S em 1962) foi oficialmente lançada no mercado holandês. No ano seguinte inaugurou uma segunda cervejaria na cidade de Roterdã. Mas a grande mudança na cervejaria aconteceria em 1886 quando o Dr. Elion, um ex-estudante da escola do cientista Louis Pasteur, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” (“Heineken A-yeast”) que ainda hoje confere à cerveja HEINEKEN seu sabor praticamente inigualável.

 

A HEINEKEN foi a primeira cervejaria estrangeira a exportar seu produto para os Estados Unidos depois da suspensão da Lei Seca em 1933. Os americanos estavam acostumados com as cervejas domésticas, que se aproximavam das cervejas europeias no sabor, e gostaram da herança da HEINEKEN. Seu preço mais alto e a qualidade superior funcionaram como um atrativo e rapidamente fizeram dela a cerveja importada favorita dos americanos.

 

Saiba tudo sobre a ORIGEM DA LEI SECA >>> CLIQUE AQUI !!!

 

Presente no mercado brasileiro desde 1990, a cerveja HEINEKEN é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. A cerveja é 100% natural, sendo a única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% malte e lúpulo especial.

O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor refinado, marcante, consistente e premiado internacionalmente. Utilizando somente água, malte de cevada, lúpulo e levedura – sem conservantes ou adjuntos – associados a exclusivos métodos de fabricação, o resultado é uma cerveja aromática, saborosa e com personalidade única.

 

Reinheitsgebot

Saiba tudo sobre a LEI DE PUREZA ALEMÃ >>> CLIQUE AQUI !!!

 

As garrafas verdes da Heineken

Um dos maiores símbolos da marca são suas garrafas verdes. Mas elas nem sempre foram assim. Ao longo dos tempos essas tradicionais garrafas sofreram alterações, alguma delas acentuadas. A mais radical aconteceu na década de 1930 quando a tradicional garrafa verde foi colocada em uso pela primeira vez. Mas você sabe porque verde?

Simples… A cervejaria foi uma das primeiras a exportar cerveja engarrafada e para garantir que os consumidores imediatamente percebessem a diferença entre as marcas nacionais comuns e a excelente qualidade de HEINEKEN, a garrafa verde foi adotada, e não a cor marrom como de costume.

 

O rótulo da Heineken

Os Boêmios - Heineken RótulosO rótulo da HEINEKEN é cheio de história e significados. A estrela vermelha é um dos mais antigos e misteriosos símbolos na fabricação de cerveja. Cervejeiros medievais penduravam o ícone nos barris para proteger a bebida em preparo com o poder das cinco pontas, que simbolizavam a terra, o fogo, o ar, a água e um quinto elemento mágico, que garantiria a qualidade da cerveja.

As medalhas remetem aos dois primeiros prêmios que a cerveja holandesa ganhou – em Paris, em 1875 e 1889 – assim como o diploma de honra, concedido à HEINEKEN na Exposição Internacional de Amsterdã em 1883.

 

Outras curiosidades sobre a Heineken:

  • A empresa está em terceiro lugar no ranking mundial de lucratividade entre as cervejarias, com volume de vendas totais na casa dos 221 milhões de hectolitros. Também é a 3ª maior cervejaria do mundo com aproximadamente 8.5% de participação de mercado.
  • A marca holandesa desde 2005 é uma das principais patrocinadoras da UEFA Champions League (Copa dos Campeões da Europa).

 

Saiba tudo sobre a STELLA ARTOIS – A queridinha das mulheres  >>> CLIQUE AQUI !!!

 


Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções:


Fontes:

Mundo das Marcas

O que achou do post?

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Coloque aqui o seu e-mail e seja um dos primeiro a receber nossas publicações e promoções.

Parabéns, agora falta mais uma etapa, confirme seu e-mail clicando no link que enviamos para você agora!



Avatar for Thiago Marques

Engenheiro de Produção, consultor de Projetos e Processos, músico do choro e do samba no grupo Bença Vó e a frente da ONG PORQUENAORIO. No mais, é apaixonado por cultura, principalmente em Cultura Cervejeira. É um agregador de boas pessoas; um boêmio por natureza.


Os Boêmios 2016. Degustação complexa do modo simples.

Pin It on Pinterest

Share This